Como organizar seu Chá de Panela sozinha?
15.3.15
Oiiiii galera! Uau, quanta coisa aconteceu desde a última vez que consegui estar aqui. Quero começar dizendo que NUNCA esqueci de vocês ou de fazer coisas para o Blog. Fui em muitos lançamentos na cidade representando o Blog, assim como gravei vídeos, atualizei o máximo que consegui o insta do blog e preparei uma nova temática pra ele também. Ou seja, ficará ainda mais pessoal daqui pra frente!
Bom, vocês já devem estar sabendo, eu CASEEEEEEEEEEEI!!! E como organizei boa parte do meu casamento e pré casamento sozinha, tenho milhões de dicas do que fazer e do que não fazer nesses momentos especiais. Aprender sozinha é bom, a gente faz aquilo que achamos que dá certo, e ainda podemos dividir as experiências com as amigas!!
Um outro motivo que me leva a dar esse passo-a-passo de todos os processos que antecedem o casamento é lembrar pra sempre e registrar todo esse tempo gostoso que dediquei à nós e como foi prazeroso fazer tudo isso! Estressante sim, mas foi MUITO bom, sinto saudades. E também, ajudarrrr. Porque muita, mas muitaaa coisa eu encontrei na internet, e muitass outras coisas eu não encontrei.
Minha melhor amiga Laura está noivaaaaaa e irá casar esse ano. NÓS DUAS no mesmo ano, não é maaaaais que demais? Nos conhecemos há muito tempo, e eu amo muito ela, estou extremamente feliz por ela e sei que vou chorar tanto no dia! hahah Penso muito em como ajudá-la mesmo estando longe, e dedico esses posts pra ela também, Laureca, essa é a minha maneira de ajudar um pouquinho só, você nesse momento - te amo!
Bom gente, já escrevi um livro, mas agora vamos ao que interessa: A lista de convidados do Chá de Panela.
Eu fiz dois "Chás de Noiva", um para a família e um para os amigos. Como resolvemos a data do casamento 3 meses antes do grande dia, o tempo era curto e apertado: muuita coisa pra fazer em pouco tempo. Escolhi uma das datas para 03/01/2015, por motivos de: a família e boa parte dos padrinhos estaria toda reunida nesta data, mas os amigos não. Resolvemos então que dia 17/01/2015 seria o dia dos amigos (sim, homens e mulheres, porque não gente?) e assim foi feito. Tudo bem simples, pequeno (assim como o casamento) e íntimo. Com a nossa cara!
A lista de convidados para o Chá tem que ter a ver com a lista de casamento, claro.
> Os amigos mais chegados não podem faltar (no meu caso, saio direto com os nossos amigos meninos, pra festas, pra jantas, pra tudo! Não tinha porque deixá-los de fora!).
> Amigos que fizeram parte da nossa história (mas que ainda temos um certo contato, não adianta ser um total "desconhecido").
> Amigos especiais que a distância ou a falta de tempo afastou, mas que existe um carinho (colegas de aula, vizinhos que agora estão nem tão por perto.. sabem? Mas que a amizade ficou guardada no ♥).
Por exemplo, muitos dos amigos convidados pro Chá estarão presentes também no casamento, é meio que um tempo pra conversar com aqueles amigos que ficaram um pouco mais distantes (ou que não deu tempo mesmo sabe?) durante esse período de preparativos, e tempo de sentir realmente que tá chegando a data tão esperada e se preparar pra sentir o friozinho na barriga!
Após fazer a lista de convidados, quantos serão? 30? 40? Tá na hora de saber onde você fará essa festa.
Compartilhando a minha experiência com vocês, o primeiro Chá (para os familiares e alguns padrinhos) foi feito em casa, na cozinha. Não é tão grande, tinham em torno de 20.. 25 pessoas, e como o pessoal se dispersa (uns ficam na cozinha, outros no quintal..) o espaço deu sem problemas. No segundo Chá (para os amigos) eu consegui um salão de festa do condomínio onde uma das minhas amigas mora (o que economiza $$, porque você não precisa alugar e é mais espaçoso). Deu certinho, era até grande demais, mas conseguimos ocupar todo o espaço e nos divertir demais!
> Sabe aquela garagem arrumadinha que você tenha em casa? Já pensou em usar a parede branca pra formar um painel com o logo do Chá no fundo? Ou que tal pendurar um varal de corações coloridos? Não veja o lugar como ele exatamente é, e sim com o potencial que ele pode ter no final da decoração!
> Alugar um salão pequeno e de fácil acesso. Sabem aquelas associações que muitas empresas tem espalhadas pelas cidades pra fazer reuniões de lazer com seus funcionários? Que tal conversar com alguém e conseguir o salão emprestado? Também ajuda a economizar e se você tiver até que pagar, não é muito!
> Sua melhor amiga tem uma piscina em casa? Então fechou! Se for verão, estende a festa e faz uma Pool Party Chá de Noiva! hah
É uma parte bem importante, pois definindo a temática, você define como serão os convites, a decoração e tudo mais. Será só Chá de Panela, incluirá Lingerie também? E os presentes para a Lua de Mel (touca, luva - biquíni, bronzeador)?
No meu "Chá de Noiva" inclui tudo: cozinha, lingerie e lua de mel. Fiz uma lista de presentes ilustrativa que incluía tudo "exatamente" (a ideia de como poderia ser que eu gostasse mais sabe?) como eu queria, dessas três etapas. Fiz a lista na temática Victoria's Secret, e todo o Chá também teria o tema "Thaysiane's Secret". Mas por questõe$$ de ser mais difícil a decoração nesta temática, depois eu mudei e não fiz. Mas a lista ficou uma gracinha gente! hah
> Fofa? Cheia de corações brilhantes rosa e vermelho? Quais serão as cores que você irá definir para tudo?
> Sexy? Preto, rendas e plumas é uma boa alternativa na hora da decoração.
> Cinema? Já pensou em fazer sua decoração baseada no filme favorito dos noivos? (Os dois amam HP, porque não?).
> Quer fazer diferente ou tradicional? Que tal apostar em um convite que é, na verdade, embalagem de chá? Ou até mesmo um em formato de panelinha?
> Se escolher fazer algo mais tradicional, não se esqueça: não cai de moda nunca! Será lindo e com certeza você sempre que olhar para ele vai achar que continua do seu gosto.
> Cada detalhe é o que faz a diferença, personalize as embalagens das bebidas que seus convidados irão tomar. Os canudos, os copos.. ponha palitos com plaquinhas nos doces ou cupcakes. Cole adesivos em potinhos com arranjinhos de flores que você mesma fez. Coloque plaquinhas indicando de quais sabores são as fatias de bolo expostas nos pratos de comidas, e faça uma plaquinha fofa pro topo do seu bolo.
> Invista em um fundo marcante, ele sairá nas fotos e você quer que fiquem todas lindas, e isso faz a diferença. Eu sei que nem sempre dá pra concluir todas as suas ideias, mas quanto mais objetivos forem concluídos, melhor.
> Vá em lojas que vendam coisas para festas, lá você vai encontrar tudo de que precisar, desde bandejas à balões com gás hélio. heh
A melhor opção é sempre fazer salgadinhos, cachorro quente, hambúrguer.. esse tipo de alimentos fáceis, rápidos e práticos. Há opção também, de ser feito um jantar no início da festa, com bolos e docinhos liberados a partir daí até o final, mas ainda acho que todas ficam mais a vontade com salgados. É o mais convencional para Chás e sempre dá certo.
É legal optar por algum item diferenciado, seja um sanduíche "novo", ou um docinho enfeitado, sabe? Que vai chamar a atenção e todas ficarão curiosas e ansiosas pra saber o gosto que tem ou comer logo!
> Hamburguinho de pão com gergelim é uma delícia, é sucesso e todos gostam.
> Mini Hot Dog é clássico, todos gostam e não é difícil pra fazer em casa.
> Cupcakes, Naked Cakes, brigadeiros com confeitos diferenciados (sabem aqueles que são quadradinhos?), brigadeiro mole pra comer de colher..
> É essencial fazer encomenda dos pães, doces e salgados com alguma antecedência (5 dias antes já são suficientes, assim você já terá ideia de quantas pessoas comparecerão e de quantos salgados serão necessários).
> A quantidade é relativa, claro, mas são indicados: 15 salgados e 8 doces por pessoa se for à tarde, e 20 salgados e 12 doces por pessoa se for à noite.
Obaaa, essa parte é muito divertida! No começo, todo mundo fica meio tímido e "meio assim" sabe? Depois da segunda brincadeira, todo mundo se solta e se diverte pra caramba. Pelo menos no nosso Chá de Noiva para os amigos foi bem assim, e foi delícia demais. A responsável pelas brincadeiras foi a Laura, minha madrinha de Casamento, e ela trouxe as melhores!
> Princesa "Thay": A primeira brincadeira que ela fez foi trazer uma faixa bordada com o título de Princesa Thay e deu para eu usar. Colocou uma fitinha de seda no pulso de cada um dos convidados e explicou as regras, não podia falar Thay ou Thaysiane ou qualquer coisa do tipo, era Princesa Thay. Quem desobedecesse ou esquecesse a regra, perdia a pulserinha e entregava ela ao primeiro que percebesse. No começo era um troca-troca de fitinhas, mas por fim, minha mãe venceu com a maior quantidade de pulseiras no braço! haha Foi divertido e marcante, até hoje algumas me chamam de Princesa Thay ♥
> Mímica de filmes românticos: Fizemos uma lista com os principais filmes românticos do cinema, tipo: Titanic, P.S. Eu te amo, Querido John, 10 coisas que eu odeio em você, e etc. Escrevemos em papéisinhos e colocamos dentro de um vidro. O primeiro sorteia um filme e faz a mímica do filme por 2 min, quem acertar será o próximo. Com o evoluir da brincadeira, optamos por dividir os convidados em 2 grupos, cada um dizia para o representante de mímica do outro grupo qual seria o filme que ele tentaria fazer para que seu grupo adivinhasse o título, deu pra entender? Foi muuito engraçado, muito divertido e acertamos vários e vários filmes, era hilário!
> O Feitiço contra o Feiticeiro: Você pede pra cada um dos convidados escrever uma lista com um mico que eles querem que a noiva pague. No final, quem terá que pagar é ele mesmo! hhah Vi coisas do tipo: cante uma ópera! hahah Ou, dance quadradinho de 8 em cima de uma cadeira!
Sinceramente? Eu não fiz lembrancinhas pra os Chás :( Usei aquelas coroinhas para as madrinhas, óculos divertidos para os convidados e todos aqueles itens breguíssimos de festas de 15 anos de 1900 sabe? hahaha Mas são itens ESSENCIAIS e indispensáveis. Sempre tem que ter alguma coisa que faça convidados rirem, sairem da zona de conforto. Todos se sentem mais a vontade, e afinal, tudo isso fez parte da adolescência e vida deles também, é uma lembrança boa.
> Fotos reveladas na hora: Acho essa forma de lembrancinha a mais top eeeever! O problema é que sairá mais caro que todo o orçamento do seu Chá, basicamente. Mas se você acha que vale apostar nessa ideia, com certeza é uma das mais marcantes e que todo mundo vai guardar de ♥!
> Colher de pau: Quem não precisa de uma na Cozinha? É super fofo e ainda dá pra combinar o lacinho que enfeita com as cores da decoração do Chá. É uma ideia econômica e que todo mundo vai usar.
> Se for Chá de Lingerie, que tal um esmalte? Cole no lugar do rótulo original, um que seja personalizado para o seu Chá, e escolha a sua cor favorita!
> Comida: Seja um Cupcake enfeitadinho, saquinho com bolachas manteiga ou uma caixinha com brigadeiros gourmet, é sempre uma delícia trazer pra casa esse mimo. Não dura muito (nem até o outro dia hah) mas a memória do quanto foi fofo e gostoso, dura pra sempre!
Bom gente, depois desse postão hah{demorei mtttto tempo pra fazer mas fiz com muito amor ♥}, eu espero ter ajudado as noivinhas de plantão que procuram por algo bem detalhadinho de como fazer seu Chá de Panela com as próprias mãos, e qualquer dúvida que surgir, estarei respondendo os comentários aqui, no facebook ou instagram! {segue a gente láa!}
xx
Thay
0 comentários
Amamos receber seus comentários, comente aqui: ♥