Cuidados com as lojas virtuais!
18.7.13Hoje vou falar de um tema que me pegou desprevenida! Por esse motivo, resolvi compartilhar alguns dos ensinamentos (óbvios, mas né, me pegaram feio! #chatiada) que aprendi com
Nosso século é super tecnológico, moderno, todos sabem seus direitos, todos têm a liberdade de expressão, de ir e vir e tudo mais. Nosso tempo é muito menos complicado do que foi quando nossos pais eram jovens e tudo se tornou muito mais simples e rápido, principalmente, quando se trata do assunto compras.
Hoje em dia as lojas online bombam de ofertas, de promoções, seus preços geralmente são mais baixos do que em lojas físicas e o pagamento é sempre mais facilitado, rápido e prático. Clicou em comprar, basta preencher alguns dados, confirmar seu cep/cpf/dados do cartão de crédito e pronto. Fácil né? Mas hoje aprendi algumas regras básicas para prestar o máximo de atenção na hora da compra:
Antes de clicar em comprar, pesquise sobre a loja: o que andam falando por aí sobre ela?
É muito mais fácil não realizar a compra do que cancelar a mesma, principalmente se ela for paga com cartão de crédito. Hoje tive esta experiência e, por sorte(!!), acabou dando tudo certo.
Vi um anúncio da página inicial do facebook com um produto que eu queria há tempos, e o valor estava muito mais barato, por se tratar de um site coletivo e estar com 75% de desconto. Ok, fui toda afobada lá e passei o cartão (e olha que eu nunca faço isso, sempre escolho boleto que é muito mais seguro e fácil também!) e comprei. Depois disso é que fui pesquisar sobre a loja e sobre o que andam falando dela por aí. ME DESESPEREIIIIIIIIIIIIII #heeeeeeelpme
De 100, 98 comentários eram ruins e outros eram: "Obrigada por avisar!", pensa no meu desespero de gastar e ter que pagar algo que não ia chegar, ou que até ia chegar mas que podia não ser original ou ainda que meu cartão de crédito seria clonado ou seila o que!
Liguei para meu banco para cancelar a compra, e adivinha? Só a loja poderia resolver este problema. Procurei o telefone da loja e adivinha de novo? Só tinha SAC por e-mail. Mandei umas 2 mensagens no formulário de contato + 1 pelas mensagens inbox da fanpage (2,9 milhões de pessoas curtem a página!!).
No fim, eles acabaram me respondendo dentro de 1 hora depois das mensagens, e cancelaram sem problemas (ufa!!). Foi um sufoco depois de tudo o que eu tinha lido a respeito da loja. Um susto, na verdade, e uma lição: antes de comprar, PARA, pensa, não se afoba e pesquise sobre o que as pessoas tem falado a respeito da loja!
Viu? Gostou? Quer comprar? PARE e espere!
O ideal é sair da loja, dar uma voltinha, ou até ir pra casa e esperar o outro dia, no caso de uma loja física. Se a compra é de urgência, do tipo precisar pra hoje, saia da loja, dê uma volta, sente e pense bem! Por mais que seja um produto bem barato, não é o preço o mais importante, é o uso. Você realmente vai usar? Vai se sentir feliz, realizada e mais bonita por comprar isto? Vale a pena? É um bom investimento?
E então compre, ou no outro caso, não. Mas você saberá se é isso mesmo que você quer!
E o mesmo serve para as lojas online. Não compre já quando você ver. Pense um pouquinho, pesquise se não tem em outras lojas com preço melhor, a pronta-entrega e/ou com a qualidade superior. E faça todo aquele procedimento para ter certeza de que está fazendo a compra certa!
São algumas dicas que valem a pena praticar, eu pelo menos, aprendi com meus erros e não pretendo cometê-los mais. Passei a maior vergonha! heheh E o medo então? Foi maior ainda!
Vocês também já passaram por coisas parecidas? Me contem! xoxo
6 comentários
Já aconteceu comigo algo pior, foi também em site de compras coletivas, comprei uma luminaria de estrelas kkkk super curti ela, vi videos no youtube e tals, mais esqueci de pesquisar sobre a loja virtural, resumindo comprei/paguei e o produto chegou 3 meses depois e adivinha? estava estragada, por ser de um lote que veio direto da China provavelmente o produto era fragil e ficava batendo, resumindo estragada e só desgosto e comprei também outra coisa da qual não me lembro no mesmo site e 5 meses depois o produto não havia chegado, entrei em contato com a loja depois de varios emails e eu falava que ia no Procon eles me devolvarem o dinheiro.. mais foi um acontecimento chatinho =(
ResponderExcluirAiii :( é tão ruim quando essas coisas acontecem, né?! A gente gosta tanto de uma coisa, se identifica, e quando chega (se chegarr!!) ainda é estragado :/
ExcluirÉ, dessa loja que eu comprei, também pedi cancelamento e devolução do dinheiro, até então, está tudo certo! Graças a Deus!!
Mas verei na conta do cartão de crédito se o valor foi devolvido mesmo e finalmente encerrar o incômodo! Aaa se eu tivesse prestado a atenção antes né! hehe
Beeijos Robson, obrigada pelo desabafo! :**
Dicas muito importante!!! amei
ResponderExcluirQue bom que gostou Fabi!!
ExcluirSão realidades que, às vezes, nem damos muita importância até que aconteça né :( tipo eu!
Beeeijos :*
Já tive problemas também, com diversas lojas. Mas a maioria foi fácil de resolver.
ResponderExcluirHoje, pesquiso bastante o produto que quero em diversos lugares confiáveis - mesmo que o preço não seja tão bom. Prefiro pagar um pouquinho mais e poder ficar tranquila do que quase surtar rs
Ótimo post! São dicas valiosas, já que a internet tem comandado praticamente tudo.
Beijoca!
http://www.heychriz.com.br
Me surpreendi que deu tudo certo e em menos de 1.. 2 horas, tudo se resolveu sabe? Foi um alívio!!
ExcluirCom certeza, também aprendi isso. Por mais que seja mais caro, sendo confiável é o que importa. Acabei comprando o perfume de um fornecedor confiável e aqui de perto de mim! heh Mais caro, mas sério, original e confiável, como eu queria!
Beeijos Chris, que bom que gostou do Post! :**
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