Sobre: Gatos e gestação!

4.10.16


Oii gente! Há um tempo já, venho pensado em dividir algumas das dúvidas que tive no começo da minha gestação, e que conforme foram passando as semanas e meses, aprendi e acho que já tenho algo para ajudar aquelas que estão no comecinho também!

Tinha milhões de dúvidas, sobre tuuuudo que podia, não podia e mais. Não quis compartilhar antes de finalizar os 3 meses, sobre minha gravidez, com mais ninguém, então minha única fonte de pesquisa era a internet. E quanta coisa a gente lê por aqui!

Óbvio que é preciso saber filtrar, e por muitas vezes, foi por este motivo que não havia escrito nada até hoje. Acho que sou muito inexperiente no assunto pra falar sobre ele para outras centenas de pessoas sabe? Mas fui aprendendo e acho que posso ajudar em 1%!


Vejo pessoas que abandonam seus animais, ou param de dar carinho/atenção à eles por medo de pegar doenças e tudo mais. Eu concordo que você deva ter cuidado com TUDO o que você for fazer, comer, beber, colocar em contato com seus fluídos corporais (mãos sujas, etc), mas jamais abandonar esse pedacinho de amor.

Como vocês sabem, tenho 1 gato, e agora na minha casa tem +3 (1 gata e 2 nenéns dela), que são dos meus pais. Além desses, temos a Lola, nossa cadelinha york, de 4 anos. São vários animais, pelos, pulgas, rações, caixinha de areia, jornal e xixi. Bom, mas quais cuidados devemos tomar, e quais doenças podemos pegar deles?

Não comer alimentos crus. Não é uma regríssima, já que alguns alimentos são liberados (alface, tomate..), desde que você coma na sua casa e sejam MUITO bem lavados. Eu opto sempre por não comê-los, então a salada que como é sempre cozida (brócolis, cenoura..). Frutas são sempre lavadinhas com cuidado, principalmente aquelas que nascem do chão. Em restaurantes o cuidado é dobrado, não como salada de maionese, carnes mal passadas, ovos. Sempre acredito que a prevenção é o melhor remédio.
Mas o que tem nesses alimentos que podem fazer mal às grávidas?

Li em uma das minhas pesquisas, e vi médicos falando em vídeos também, sobre a Toxoplasmose, "a doença do gato". Como ela funciona: digamos que lá na horta onde está plantado o alface, passe um gatinho, faça um xixizinho e ele (o gato), tenha nele a toxoplasmose. Antes de 48h, você está lá no restaurante, resolve comer a alface mal lavada (não é preciso lavar só com água, deve ser mt bem lavada, ficar de molho no vinagre e tals) e acaba ingerindo aquelas fezes/xixi/parasita depositado nela, e isso pode causar sérios problemas ao seu bebê.
Caso você não esteja grávida, às vezes você nem sente que teve, ou não tem grandes sintomas ao pegar a doença. Mas, ao engravidar, deve-se tomar muito cuidado, principalmente nos primeiros 3 meses de gestação, onde o bebê está em fase de formação.

Na primeira bateria de exames de sangue que fazemos no acompanhamento pré-natal, você já vai verificar se tem, teve ou nunca teve a doença. Caso, um dia na vida, você já tenha pego, fica imune à ela, e não corre o risco de tê-la novamente.

Outra coisa muito importante é: vacinar seus animais, dar o remédio para os vermes (geralmente é mensal), veneno para as pulgas. Além de manter a caixinha de areia sempre limpinha, usar uma areia que realmente seja boa para absorver o xixi (uso a de sílica, é ótima!), além de evitar beijá-lo demais hehe (sei que é difícil), ou entrar em contato com as patinhas sujas e, óbvio, bumbum né! ehehh (Falo porque tenho um, e ele vive querendo deitar de bumbum bem em cima de nós kkk).

Gatos de apartamento, castrados ou que não tenham muito contato com outros gatos vizinhos ou de rua, tomam suas vacinas e remédios, dormem dentro de casa.. enfim, são gatos de estimação, são pouco prováveis de serem hospedeiros da doença.

Caso você tenha contato, pegue a doença, durante a gravidez ou não, seus animais não devem ser os culpados pelo ocorrido. Não os abandone, de forma alguma. Há tratamento, não é algo incurável ou mortal, e você deve sempre fazer os exames regularmente, conversar com seu médico, fazer o pré-natal mensalmente e levar seus animaizinhos no Veterinário! ;)
-
Cuidar da sua saúde, e principalmente da do seu bebê, é seu objetivo principal, e seu foco! Sei que aquele sushi faz falta, a saquerinha... mas tuuuudo vai valer a pena, temos certeza 
Espero que tenha ajudado um pouquinho, e não me julguem. Quero expressar aqui a minha opinião e ajudar com o pouco que sei, vou tentar contar um pouquinho de como se passaram as primeiras fases da gestação para mim: enjoos, sono... o que vocês acham? Me contem se querem ou não :)

Beijos,
Thay! (21 semanas e alguns dias! #vem5meses)


You Might Also Like

1 comentários

  1. Eu adorei a matéria!!!! Ótimo as pessoas saberem que não se abandonada os filhos peludos. Tudo vai se encaixando;)

    ResponderExcluir

Amamos receber seus comentários, comente aqui: ♥

Nosso canal!

Curta nossa Fanpage